Lenin sobre concessões e capitalismo sob a Ditadura do Proletariado



Ótimo discurso de Lênin para compreendermos questões relativas às reformas cubana, chinesa, vietnamita ou as ZEEs norte-coreanas, questões atuais. É também fundamental para compreender a época, a questão do socialismo em um só país, para distinguir a posição de Lênin, que propunha o desenvolvimento apesar da Revolução Mundial, da posição militarista de Trotsky que defendia que o país fosse somente praça-de-armas da Revolução Mundial(Trotsky, A Quarta Internacional e a Guerra, 1934) e que somente nesta última residia a possibilidade de desenvolvimento da Rússia revolucionária, partindo dos principios de sua teoria da Revolução Permanente. Tal divergência já existia desde que Lenin reconhecera em 1915 a possibilidade de vitória do socialismo em um só país em um artigo do jornal bolchevique Sotsial-demokrat(Sobre a Palavra de Ordem dos Estados Unidos da Europa,23 de Agosto de 1915) e Trotsky replicara com um artigo no jornal Nashe Slovo(e que foi republicado por ele nos anos ’20). Também refuta a ideia de que esse tipo de concessão ao capitalismo, coexistência pacifica e negociação com a burguesia estrangeira é “traição da burocracia stalinista”.


Concessões e o Desenvolvimento do Capitalismo
O governo soviético está convidando os capitalistas estrangeiros para obter concessões na Rússia.
O que é uma concessão? É um contrato entre o governo e um capitalista que se compromete a organizar ou melhorar a produção (por exemplo, corte e processamente de madeira, extracção de carvão, minério, petróleo, etc) e pagar ao governo uma parte do produto obtido, mantendo o resto como o seu lucro.

É correto que o governo soviético  convide os capitalistas estrangeiros depois de expulsar os latifundiários e capitalistas russos? Sim, é, pois, vendo que a revolução dos trabalhadores em outros países está atrasada(NOTA: Socialismo em um só país?), temos que fazer alguns sacrifícios para alcançar uma melhoria rápida e imediata na condição de trabalhadores e camponeses. O sacrifício é que ao longo de vários anos iremos oferecer dezenas de milhões de produtos valiosos aos capitalistas. A melhoria na condição dos operários e camponeses é que nós imediatamente obteremos quantidades adicionais de petróleo, óleo de parafina, sal, carvão, implementos agrícolas, e assim por diante. Não temos o direito de renunciar imediatamente a oportunidade de melhorar a condição dos operários e camponeses(NOTA: de transformar a Rùssia em mera “praça de armas” da Revolução Mundial, reduzir a possibilidade de desenvolvimento à “Revolução Permanente”?) , nossa pobreza torna isso necessário, e o nosso sacrifício não será fatal.

Mas não é perigoso convidar os capitalistas? Isso não implica um desenvolvimento do capitalismo? Sim, isso implica um desenvolvimento do capitalismo, mas isso não é perigoso, porque o poder ainda estar nas mãos dos operários e camponeses, e os latifundiários e capitalistas não vão ter de volta sua propriedade. A concessão é algo da natureza de um contrato de arrendamento. O capitalista se torna, por um período determinado, o locatário de uma certa parte da propriedade do Estado ao abrigo de um contrato, mas ele não se torna proprietário. O Estado continua a ser o proprietário.

O governo soviético vai fazer com que o locatário capitalista cumpra os termos do contrato,, contrto que é vantajoso para nós, e que, como resultado, a condição dos operários e dos camponeses é melhorada. Nestes termos o desenvolvimento do capitalismo não é perigoso, e os operários e camponeses têm a ganhar através da obtenção de uma quantidade maior de produtos.

V. I. Lenin, Abril 25, 192

0 comentários:

Postar um comentário